Ferramentas de organização


Você sente que a vida está mais corrida e não consegue organizar suas tarefas, finanças e seu tempo como gostaria? E se tivesse alguém que pudesse te ajudar com isso, ótimo não?

Na verdade não é alguém e sim algumas ferramentas. Existem inúmeros aplicativos e sites que prometem nos ajudar em vários tipos de tarefas. Selecionei aqui alguns para você experimentar:

  • Gerenciadores de tarefas:

Servem para organizar as tarefas que temos para fazer no dia. É como aquela sua listinha de "to do" só que fica mais organizada e pode ser compartilhada com outras pessoas, separadas por projetos e enviar lembretes.

Eu uso e gosto bastante do Todoist pois é bem clean e intuitivo, com versão paga e gratuita. Mas existem outros como o Neotriad, Run run it e o Wunderlist.

  • Organizador de senhas:

Volta e meia esquecemos as senhas dos diversos sites e apps que nos cadastramos. Cada um tem suas regras, como quantidade de caracteres e símbolos especiais. Aí acabamos confundindo mesmo, e perdemos alguns minutinhos tentando as possíveis senhas, isso quando não temos que criar novas. Se somarmos um minuto ali e outro aqui, no final do mês perdemos um bom tempinho.

Então um site pode cuidar disso para você com segurança. Eu uso o Lastpass onde crio painel para cada site com o login e posso incluir alguns comentários importantes. Também é possível criar notas seguras que são criptografadas, tudo isso usando uma única senha mestra para acessar os recursos no computador ou celular.

  • Para marcar encontros e reuniões:

Você provavelmente já sofreu para marcar uma reunião com vários participantes. Sempre tem um que pode num dia e outro que não, e fica aquela tentativa para ver qual o melhor dia. Seja para uma reunião profissional ou um encontro social com amigos o Doodle ajuda muito.

Funciona assim: você cadastra o evento e as possíveis datas e horários, adiciona as participantes e eles marcam todas as opções que podem. Daí é só olhar qual o mais votado. Bem mais fácil e rápido do que várias trocas de emails ou whatsapp.

  • Controladores de tempo na internet:

Um dos responsáveis pela nossa sensação de termos menos tempo é a internet. Ela nos ajuda a ganha tempo em várias atividades como as mensagens instantâneas, pagamentos de contas e compras sem sair de casa. Mas também nos faz perder tempo vendo as redes sociais, videozinhos engraçados e outras coisas. Não precisamos parar de ver essas coisas, só precisamos controlar o tempo gasto. E para controlar, precisamos saber exatamente quanto tempo passamos vendo cada coisa. E pode apostar, o tempo que achamos que gastamos é bem diferente do que realmente gastamos.

Para medir esse tempo, temos aplicativos como o Rescue Time e Quality Time. Tem versões para celular e computador e sistema Android e Mac, verifique qual se adapta para você, mas existem outros aplicativos disponíveis para controle de uso online.

Eles vão te dar dados de quanto tempo passou em cada site, assim você pode se controlar melhor, seja para reduzir o tempo em alguns sites ou até mesmo se permitir navegar um pouco mais. Mas se o seu problema é passar muito tempo vendo o newsfeed do Facebook, pode instalar uma extensão para Chome que elimina as postagens da sua news, o Kill News Feed.

  • Organização de informações:

Quem nunca quis salvar um link, uma informação ou suas anotações, colocou numa nota do computador ou num pedaço de papel e nunca mais encontrou?

O Evernote é um caderno digital onde você pode guardar notas escritas, imagens, PDF's e notas de áudio organizados em cadernos por assunto. Pode ter um caderno de clientes, por exemplo, e criar uma nota para cada cliente e colocar ali todas as anotações referentes a ele. Ou um caderno para cada membro da família. Os usos são infinitos e ficam sincronizados no computador e celular e podem ser compartilhados com outras pessoas.

  • Organização financeira:

Além do tempo temos outra área importante em nossa vida que precisa de organização: a financeira. Anotar as entradas e saídas é fundamental para termos uma vida financeira saudável e equilibrada. Da mesmo forma com tempo, precisamos quanto estamos gastando em cada coisa.

Uma planilha facilita bastante esse controle, pois faz cálculos automáticos e nos dá relatórios. Mas se você não se entende muito bem com o Excell existem aplicativos que te ajudam e inclusive podem ser vinculados ao cartão de crédito e conta corrente para já cadastrar os gastos automaticamente.

O que eu uso é o Organizze, mas indico também o Guia Bolso e o Quanto Gastei.

Bom, se o que faltava para otimizar seu dia eram recursos, agora não tem mais esse problema. Claro que vai precisar criar o hábito de se organizar e fazer uso diário das ferramentas, mas depois que começar a ver os benefícios nem vai mais lembrar como era a vida antes deles.

E experimente vários para ver com qual se adapta melhor, faça busca por novas ferramentas se não gostar dessas ou então use seu bom e velho caderninho. O importante é ter uma vida mais organizada para poder aproveitar seu tempo com o que importa para você!

#organização #aplicativos #ganhartempo

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2018 por Suzana Dias. Todos os direitos reservados.