A desorganização no trabalho

Quando pensamos em organizar ambientes logo pensamos em arrumar a casa, o guarda-roupa, a despensa. Mas existe outro lugar onde a organização é igualmente (ou até mais) importante: seu local de trabalho.

Sim, pode ser só uma mesa e algumas gavetas. Mas é ali que você passa a maior parte do dia e tem que ser produtivo. Tem que achar documentos, telefones e outros dados. Tem que estar confortável para poder se concentrar.

 

E o benefício não é só para você, mas para toda a empresa. Pois uma mesa de trabalho pode prejudicar toda a equipe. Alguns colegas de trabalho ficam preocupados que possa perder algum documento importante no meio da sua bagunça. A demora em encontrar algum dado pode atrasar o trabalho de alguém. Os diversos post-it com anotações grudados em toda a volta do monitor, podem dar a impressão de que você não consegue dar conta das suas tarefas.

 

Sem falar no visual do ambiente, que gera uma poluição visual e um consequente stress. A desorganização física gera desorganização mental e, portanto, perda de concentração, produtividade, criatividade, serenidade e paz no ambiente de trabalho.

Já para o profissional, um espaço de trabalho bem arrumado pode trazer benefícios diretos, como até mesmo uma promoção. A aparência da mesa é uma espécie de cartão de visita. Por isso a organização é importante, não só para tornar efetiva a produtividade, mas também para evitar um julgamento negativo de que não tem condições de assumir novos projetos. De acordo com um estudo de 2011 da CareerBuilder nos Estados Unidos, 28% dos empregadores dizem que são menos propensos a promover um funcionário bagunceiro.

 

QUANTO CUSTA A BAGUNÇA?

A conta de luz vencia aquele dia. Não foi encontrado o boleto, ou não estava anotada a data de vencimento na agenda. Resultado: pagamento atrasado com juros.

Estava saindo para atender um cliente, mas não achava o contrato. Resultado: se atrasou para a reunião e perdeu credibilidade.

Precisa de clips para anexar documentos, não encontrou. Foi comprar outra caixinha, mas outro dia achou os clips que procurava. Resultado: perda de tempo e dinheiro.

A desorganização traz vários pequenos prejuízos que somados trazem um resultado negativo considerável.

Falando em termos de salário, podemos precificar o tempo perdido. Veja o exemplo:

 

 

 

Falando em termos pessoais e produtivos temos mais impactos.

A OfficeMax, grande empresa americana de material de escritório, fez um estudo em 2010 e constatou que 90% das pessoas acreditam que a desordem impacta negativamente suas vidas e trabalhos. Veja o resultado na tabela abaixo:

 

 

Em média, apenas 40% da jornada de trabalho é produtiva. Os ladrões de produtividade geralmente são interrupções constantes, procura por informação ou documento e falta de planejamento para a execução das tarefas.

Acompanhe aqui com a gente como podemos reverter esse quadro de desorganização e ver sua produtividade aumentar!

 

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